Lombalgia

08/05/2011 22:52

A lombalgia é a dor que ocorre na região lombar, pode ser causado por esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural, posição não ergonômica no trabalho (essa é a causa mais comum para a torção e distensão dos músculos e ligamentos que causam lombalgia) (Greve; Amatuzzi, 1999).

Lombalgia

 

Lombalgia aguda: é uma dor de início súbito, seguido de injúria no local, de curta duração, de dor intensa e obriga a pessoa adquirir posição antálgica. (Knoplich, 2003)

Lombalgia crônica: tem o início impreciso, é menos intensa, com períodos de melhora e piora. (Knoplich, 2003)

A lombalgia deve ser tratada direcionando o alívio das causas e pode incluir perda de peso, exercícios para melhorar o tônus e a resistência musculares e melhora da postura. Atividade física é benéfica e as pessoas que praticam diminuem o grau de dor mais rápido e têm menores chances de recidivas futuras.

Objetivo principal do tratamento das lombalgias crônica, é a correção postural, através de alongamentos e o fortalecimento dos músculos abdominais.

Com aplicação do método pilates, a pessoa estará se exercitando, melhorando seu condicionamento físico, sua postura e adotando um estilo de vida saudável, proporcionando bem-estar físico e mental. (Dillman, 2004)

Para os praticantes de lombalgias crônicas, o respeito aos seus limites de esforços físicos é importantíssimo. O interessante é que não sintam o corpo desgastado por uma atividade física extenuante, onde os músculos são sobrecarregados. O ideal a esse público é sentir os benefícios do treinamento em sua flexibilidade, postura, força, alívio das dores crônicas de forma agradável (Tribastone, 2001).

Para Craig (2005), nas recuperações de lesões, o método apresenta características de baixo impacto, proteção das articulações, bom estímulo à recuperação de tecidos musculares e correção da postura e respiração, além da melhora da auto-estima.

Segundo Rothman (apud Knoplich, 2003), o tratamento deve visar a três objetivos: 1) sedar a dor o mais depressa possível; 2) retorno do paciente à atividade funcional anterior revendo as posturas no trabalho; 3) evitar novas agressões à coluna que possam trazer uma piora ao quadro clínico no futuro.  Deve-se iniciar exercícios de correção postural, reestruturação e consciência corporal, e de reforço da musculatura, principalmente abdominal e extensora da coluna

Um dos músculos abdominais importantíssimos para estabilizar a coluna lombar, diminuir a parede abdominal e prevenir as dores lombares crônicas é o transverso do abdômen. Em geral, qualquer debilidade nos músculos abdominais afeta a estabilidade da coluna lombar, podendo causar dor (Craig, 2005).

Em fim, o método Pilates  pode causar diminuição da lombalgia crônica, justificada pelo fortalecimento abdominal.

 

Pilates com Bola

 

No estudo em mulheres de 25 a 30 anos com lombalgia crônica teve efeitos relevantes com aplicação do Método Pilates. As participantes relataram que sentiram a diferença na parede abdominal, na definição da musculatura, na facilidade em manter a postura, na melhoria da auto-estima e da qualidade de vida.

Artigo Base: Os efeitos do método pilates em mulheres na faixa etária de 25 a 30 anos com lombalgia crônica.

Por não citar o nome do autor do artigo, irei colocar as referencias que usei no Post

CAMARÃO, T. Pilates no Brasil: corpo e movimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CRAIG, C. Pilates com a Bola. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2005.

DILLMAN, E. O pequeno livro de Pilates: guia prático que dispensa professores e equipamentos. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GREVE, J. M. D. A.; AMATUZZI, M. M. Medicina de Reabilitação aplicada à ortopedia e traumatologia. São Paulo: Roca, 1999.

KNOPLICH, J. Enfermidades da Coluna Vertebral: Uma Visão clínica e fisioterápica. 3° ed. São Paulo: Robe, 2003.

TRIBASTONE, F. Tratado de Exercícios Corretivos Aplicados à Reeducação Motora Postural. São Paulo: Manole, 2001.

Manuella Rangel