Pilates Durante a Gestação

23/05/2011 14:24

 

 

            A prática do pilates durante a gestação evita dores nas costas, alivia inchaços nas pernas e ainda colabora para uma parto mais tranquilo. Desde que não haja contra-indicação médica, as grávidas podem iniciar a prática apartir do 3º mês de gestação.

Os movimentos suaves promovem qualidade de vida ao bebê e à futura mãe, estabiliza a postura prejudicada pelo crescimento da barriga, previne dores lombares, bem como disponibiliza mais conforto à gravidez e ao parto. Além de ganhar condicionamento físico, bem estar e controlar o peso, a gestante que faz Pilates ainda tem uma ganho extra; um abdomem mais forte, o que facilita o trabalho de parto, pois nessa hora o útero se contrai para expulsar o bebê e, por um ato reflexo, a mulher também faz pressão abdominal, que é importante para empurrá-lo pelo canal vaginal, o que se torna mais fácil tendo um abdomen fortalecido.

A ênfase nas técnicas de respiração e na resistência dos músculos do assoalho pélvico, que nessa fase ficam mais sensíveis, facilita diretamente o trabalho do parto. O trabalho de respiração ajuda a gestante a relaxar e respirar com maior eficiência, reduzindo o nível de cortisol, hormônio do estresse, e induzindo a calma.
O reforço abdominal obtido pela execução dos exercícios, otimizam o retorno do abdômen e a redução da flacidez. A rápida recuperação e cicatrização após o parto e a prevenção da incontinência urinária por esforço durante o nascimento da criança, também são influenciadas pelo método.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Vitallis Pilates