Reabilitação
Joseph H. Pilates diz que após as 10 primeiras aulas iniciam-se as primeiras modificações corporais; após 20 aulas, essas modificações se tornam mais visíveis e após 30 as mudanças podem ser notadas por nossos semelhantes.
Pilates na Reabilitação
O Método Pilates apresenta vários benefícios que visam à prevenção, bem como a redução de riscos de lesões que possam vir a ocorrer, além de trazer um alívio às dores crônicas em especial os problemas de coluna. O método abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e em determinados casos trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alívio de pinçamentos e compressões dos discos o que gera um estímulo a circulação na região.
O método pode ser indicado para a reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, sequelas neurológicas decorrentes de AVCs (acidente vascular cerebral), Parkinson, distrofias musculares, entre outras e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros. O trabalho de reabilitação é bastante utilizado em pacientes que se encontram no período pré e pós-parto.
Os exercícios de Pilates podem ser praticados por pessoas sedentárias que resolvem iniciar com alguma atividade física, bem como com atletas de ponta como esportistas de diversas modalidades e bailarinos. Os exercícios podem ser direcionados tanto para pessoas que apresentam dores musculares e desvios posturais como pessoas que buscam manter ou até mesmo melhorar seudesempenho físico.
O método Pilates é indicado para todas as pessoas que se encontram entre 7 e 100 anos de idade, podendo ser flexíveis ou rígidas. O método serve para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, assim como atletas de alto nível. Pode ser praticado por todos, atualmente. O método é indicado por profissionais da área da saúde para tratar diversos tipos de patologias e lesões. Pode servir como uma atividade para condicionar o corpo de forma isolada ou associado a outras atividades.
Os atendimentos de Pilates voltados para a reabilitação vão fazer uso dos exercícios de Mat (colchonete), uma versão da técnica onde os movimentos são feitos apenas no chão, valendo-se do peso do próprio corpo e da força da gravidade. O método Pilates não é somente um conjunto de exercícios, mas sim uma disciplina de saber como mover-se.Se você está com dor, é justamente porque você não sabe como se movimentar.
Em 1945 Joseph Pilates e Willian John Miller publicaram o livro "Returnto Life ThroughContrology" onde fundamentam uma seqüência com 34 exercícios para o fim de reabilitação terapêutica e condicionamento físico. Esta seqüência permite exercitar o corpo de forma global.
A maioria dos equipamentos de Pilates foram desenvolvidos para ajudar as pessoas a dominar as complexidades dos movimentos de Mat Pilates.
Fisioterapeuta Drª. Bárbara Freiberger Schaefer
CREFITO 5 - 91787
Fonte: Associação Brasileira de Pilates